quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Segurança do Trabalho - Acidente do Trabalho - Curso Técnico: Organizando uma SIPAT - Parte I

Segurança do Trabalho - Organizando uma SIPAT - Parte I
A SIPAT –Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho, deve obrigatoriamente ser realizada anualmente, conforme prega a NR-5. A responsabilidade pela organização da SIPAT é da CIPA e obviamente, assessorada pelo SESMT da empresa, quando houver.
Algumas empresas têm suas SIPAT’s já estruturadas (inclusive com verba específica para tal) e, com exceção das mudanças dos componentes da CIPA, a SIPAT já tem suas diretrizes pré-estabelecidas.
Para que uma SIPAT tenha sucesso é imprescindível que ela seja bem planejada. Vejamos alguns itens que não podem faltar na sua organização:
- Definir uma equipe para realização SIPAT;
- Escolher um coordenador da equipe;
- Atribuir tarefas para toda a equipe;
- Estabelecer cronograma de reuniões durante todo o período da atual gestão;
- Envolver todos os departamentos na realização da SIPAT desde o início;
- Registrar em ATA todas as reuniões;
Apesar de acontecer em apenas uma semana, engana-se quem pensa que é fácil fazer uma SIPAT. Muitas vezes as pessoas pensam que têm um ano até que o evento aconteça e acabam deixando tudo para a última hora. Daí a importância do cronograma de reuniões. É preciso definir as etapas de organização da SIPAT.
Outro aspecto importante a analisar é a questão dos custos de uma SIPAT. Obviamente que quem investe na organização da SIPAT, vai querer saber no que será gasto seu dinheiro e por isso mesmo este assunto deve ser discutido a fim de fornecer a previsão de gastos ao responsável pela aprovação e liberação da verba.
O sucesso ou não de uma SIPAT está atrelada à forma como ela foi planejada. É claro que não dá para fazer uma SIPAT só com a vontade. Tem outros fatores que pesam no resultado final tais como;
- Apoio da direção da empresa aos organizadores da SIPAT;
- Escolha de um bom tema;
- Disponibilidade da equipe para trabalhar;
- Investimento em prêmios, divulgação, palestras, brindes,etc.;
- Participação dos funcionários nos concursos;
- Motivação da equipe organizadora;
Se você quiser fazer uma SIPAT que tenha uma boa repercussão na empresa, defina claramente no seu cronograma de reuniões e os assuntos a serem tratados em cada uma delas. Vou dar algumas sugestões de temas a serem discutidos nas reuniões. Mas isso é assunto para: Organizando uma SIPAT - Parte II.


Leia Mais em:http://www.temseguranca.com http://www.temseguranca.com/2008/10/organizando-uma-sipat-parte-i.html#ixzz1VHYpiNrR
Under Creative Commons License: Attribution

Nenhum comentário:

Postar um comentário