sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

TST - Cresce o número de técnicos em segurança do trabalho


Evento promovido pelo sindicato da classe reuniu profissionais e trouxe novidade para a área
 
 
De acordo com dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), ocorrem por ano 270 milhões de acidentes de trabalho em todo mundo, cerca de 2,2 milhões resultam em mortes. No Brasil são 1,3 milhão de casos que têm como principal causa o descumprimento de normas básicas de proteção. Segundo o estudo da OIT, o Brasil ocupa o quarto lugar em relação ao número de mortes, com 2,5 óbitos. O País perde apenas para a China, com 14.924, para os Estados Unidos, com 5.764, e para a Rússia, com 3.090. Os dados sem considerar todos os registros de acidentes de trabalho feitos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que passou de sete mil em 2009. Tendo em vista a necessidade de investir em segurança e qualidade de vida para os trabalhadores, o número de profissionais na área de segurança do trabalho tem crescido nos últimos anos. De acordo com o presidente do Sindicato dos Técnicos em Segurança do Trabalho de Santa Catarina (Sintesc), José Carlos Figura, a profissão já existe desde 1988 e atualmente busca o reconhecimento da categoria junto às empresas e entidades. “O técnico é responsável pela qualidade de vida dos trabalhadores e integridade física e, mais que isso, é um educador”, comenta.
FUNÇÃO SOCIAL
De acordo com ele, o técnico atua como um facilitador e intercede junto à empresa para que ela faça as atribuições legais que prezem pela saúde, vida e integridade física dos funcionários. “Promovemos por meio do sindicato a conscientização sobre os impactos dos acidentes de trabalho no sistema previdenciário”, explica. Segundo ele, a sociedade ganha quando as empresas investem em segurança para o trabalhador, afinal os gastos do sistema previdenciário são descontados de todos os trabalhadores, estejam eles doentes ou não. “As empresas perceberam que é mais viável e rentável investir em prevenção, pois trabalhador saudável é trabalhador produtivo”, acrescenta.
EVENTO
O Sintesc promoveu na sexta-feira, 21, um encontro com profissionais da região com a intenção de motivar os profissionais e prestar esclarecimentos sobre Normas Reguladoras (NRs) que dizem respeito à segurança dos trabalhadores. A intenção do sindicato é promover um seminário em janeiro para todos os profissionais de Santa Catarina e das cidades próximas do Paraná. Para Amilton Antunes, diretor de educação do Sindicato dos Técnicos em Segurança do Paraná (Sintespar), que participou do encontro, as reuniões são importantes, pois permitem que as informações de interesse da classe cheguem até os profissionais. “Atualmente o técnico realiza um trabalho social e psicológico, pois é o porta-voz do funcionário.” Segundo Antunes, o profissional defende a integridade dos trabalhadores e tem a função de intervir sobre as formas de proteção. “O conceito de saúde plena é a saúde psicossocial, para que o funcionário tenha condição de conviver bem tanto no ambiente de trabalho como com sua família, comenta. O encontro aconteceu em Três Barras na sede da empresa Rigesa e reuniu cerca de 50 profissionais.

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

FELIZ NATAL E ANO NOVO.



2011 foi um ano de muitos desafios e aprendizados. Concretizamos alguns projetos que tínhamos em mente aqui no claudioluiztstword:  busca de mais leitores, maior interação e novas noticias com mais agilidade. As projeções de crescimento feitas para este ano foram boas e acima do esperado,esperamos que em 2012 estejamos mais próximos a todos para interagirmos e conhecermos mais e mais esse conjunto de informações e ciências que se chama segurança do trabalho.
att,Claudio Luiz Técnico de segurança do trabalho.

Metalúrgico sofre descarga elétrica em panificadora, no Centro de Mossoró











O funcionário de uma metalúrgica sofreu uma descarga elétrica na manhã de quinta feira 24 de novembro de 2011, quando fazia a instalação de um elevador de serviço na parte externa da panificadora 2001 no centro de mossoró.

Micherlan Feitosa Bezerra de 26 anos de idade, fazia a instalação de placas de zinco na estrutura metálica e não percebeu a proximação dos cabos de uma rede elétrica de alta tensão e bateu com o zinco nos fios eletricos.

De acordo com populares, o barulho produzido no local foi muito forte e chamou a atenção de muitos curiosos. A rede eletrica foi desligada automaticamente e o rapaz ficou caido em cima da estrutura metalica do elevador, sendo socorrido pelos companheiros de trabalho, que acionaram o resgate do corpó de bombeiros de Mossoró e uma equipe de suporte avançado, "Alfa" do Samu.

Segundo informações do medico intervencionista do samu, Dr Luiz Henrique, que prestou os socorros, "Micherlan" sofreu apenas perda subita de conscienica, mas nada de muito grave com a saúde do mesmo.

Micherlan, foi conduzido para o hospital regional tarcisio maia, para uma avaliação medica.

Nota: A toda equipe do resgate do corpo de bombeiros e a equipe da viatura "Alfa" do samu, representada pelo medico Dr. Luiz Henrique, Ceição Negreiros, Ozaniel e Luciano, Nosso reconhecimento pelo trabalho de vocês.

Validade do CA x Validade do EPI

Validade do CA x Validade do EPI
 





Muita gente confunde prazo de validade do produto com a validade do CA (Certificado de Aprovação). São assuntos distintos, pois a validade do equipamento depende de características técnica relacionadas a uso, manutenção e armazenagem, o que muitas vezes não se aplica aos E.P.I.’s pelo fato dos mesmos não serem produtos perecíveis.
“Prazo de validade é o tempo que os produtos podem ser armazenados, durante o qual a qualidade definida de uma determinada proporção das mercadorias permanece aceitável ao abrigo do esperado (ou especificado) para condições de distribuição, armazenamento e exibição.” (Fonte: Wikipedia)
Em relação ao C.A., o prazo de validade é perfeitamente aplicável, tendo em vista que obedece a critérios da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e estão relacionados a testes periódicos realizados nos equipamentos. Estes testes são padronizados pela ABNT e servem como uma espécie de roteiro para os laboratórios de ensaio credenciados ao Ministério do Trabalho e Emprego (M.T.E.), com a finalidade de verificar se os mesmos possuem características necessárias para proporcionar segurança ao usuário.
O prazo de validade do C.A., depende da forma de obtenção do mesmo. Caso o teste tenha sido realizado por laboratório credenciado ao M.T.E., seguindo as recomendações da ABNT, o prazo de validade é de 5 anos. Porém, para o teste de alguns equipamentos, não existem laboratórios credenciados no Brasil. Nesse caso, a empresa solicitante envia toda a documentação do equipamento, com os testes realizados fora do país, para análise do M.T.E.. Sendo aprovado, o C.A., possui validade de 2 anos.
O processo de renovação do C.A. é de responsabilidade da empresa que comercializa o equipamento e deve ser iniciado, no mínimo, com 90 dias de antecedência ao vencimento do C.A.
Se a validade do CA for renovada posso continuar usando o EPI?
Se o E.P.I. estiver em perfeito estado não apresentando danos ou modificações do original, não há nenhuma restrição no uso, porém muitas empresas empregam uma politica própria de substituição de EPI’s. 
É preciso estar atento também se as características do equipamento correspondem às descritas no C.A., pois qualquer modificação ou ausência de um dos componentes do equipamento invalida o Certificado de Aprovação deixando o empregador desprotegido judicialmente em caso de acidente.

A validade do E.P.I. dependerá da forma de como ele é utilizada e armazenado. É importante sempre observar:
- as recomendações do fabricante, inclusas no manual de instrução sobre a forma correta de uso, manutenção e armazenamento. 
- inspeção geral do equipamento e, no caso de alguma alteração das características originais ou dano, substituí-lo imediatamente.
Importante lembrar, que além de fornecer o equipamento, a empresa deve treinar o colaborador, para que o mesmo saiba utilizar e conservar o equipamento. Educação continuada é um investimento que dará muito retorno. Pense nisso!

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Acidente grave deixa uma vítima fatal e dois feridos próximo a Queimadas.

Acidente grave deixa uma vítima fatal e dois feridos próximo a Queimadas



Um acidente envolvendo um Fiat Uno com placa de Rio do Fogo e uma Kombi da empresa Mákro, deixou uma vitima fatal e dois feridos graves na manhã de hoje entre Queimadas e a entrada o do Assentamento Modelo.

O acidente aconteceu por voltas das 04:30 da manhã, o Fiat Uno vinha com destino a João Câmara enquanto a Kombi  transportava funcionários da empresa Mákro para trabalharem nos parques eólicos em Queimadas.

A colisão frontal entre os dois carros causou a morte de uma mulher que vinha no banco dos passageiros do Uno, enquanto o motorista foi levado pela SAMU para Natal. Todos os passageiros da Kombi ficaram feridos e o motorista ficou preso entre as ferragens.

SAMU, Corpo de Bombeiros  e PM juntamente com funcionários  da Mákro  retiraram o motorista (da Combi) das ferragens e o levaram para Natal.

Segundo informações, dentro do Fiat Uno tinha litros de bebidas alcoolicas, o que possa ter sido uma das causas do acidente.

Fotos: Mariz Lua

SAMU fazendo os primeiros socorros

UNO envolvido no acidente

Mulher morta entre as ferragens

motorista da Combi sendo retirado do local

domingo, 4 de dezembro de 2011

PROFISSÃO DE TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO.

SER TST NÃO É FÁCIL MUITOS NÃO ENTENDEM OS BENEFÍCIOS QUE UM PROFISSIONAL TÉCNICO DE SEGURANÇA TRAZ  PARA AS VIDAS DOS COLABORADORES NAS EMPRESAS.